Qual foi o ensinamento mais importante para sua vida que você recebeu do mestre Osho?
Um mestre, um verdadeiro mestre não ensina, não possui ensinamento da forma como compreendemos. Estar com um mestre não é uma busca de almejar mais conhecimentos para si mesmo, na verdade é desprender-se do que foi aprendido para viver de forma leve. então, neste sentido, o que aprendi com Osho foi a ser eu mesmo, vazio de conteúdo, silencioso. E que finalmente aquilo que eu pensava ser, não é o que eu sou. O ser é impensável.
Porque você decidiu chamar-se de amor pela verdade?
Acho engraçada a pergunta. Como falamos antes, quando você está com um mestre você entrega suas decisões e isso não é muito fácil de compreender, por isso não julgue antecipadamente, então o chamar-se "amor pela verdade" foi um presente do mistério da exitência através do mestre, sem seriedade, para reconhecer-se mais além do corpo e da mente.
Qual é a sua definição particular de verdade?
a verdade é indefinível. e por isso é universal, todos o que chegam até a verdade, silenciam-se em irmandade amorosa. a verdade é amor.
Você disse que a verdade está dentro de cad um, porém, como é perceptível? como pode-se reconhecer alguém que está em contato com a verdade?
a verdade está com todos, dentro de todos, em tudo. é difícil compreender-la porque a menos que alguém a reconheça em si mesmo não pode ver-la em nenhum lugar. porém algumas flechas podem atingir o alvo, e as mais simples são quando você está ao lado de alguém que incorpora a verdade, se sente aceito, relaxad e em paz. e começa a ver aquilo que está além das formas. pode-se dizer que a verdade aparece em tudo o que você olha, sente ou pensa.
você acredita que cada pessoa tem sua própria verdade? ou a verdade é universal?
como disse antes, a verdade é universal. quando alguém alcaná a verdade já não é alguém, separado dos demais. ele é o outro, é a verdade em si mesma sendo. não há indivíduo, por isso o medo do ego, a entidade separada, pela verdade.
na sua opinião a verdade deve prevalecer sobre qualquer outra coisa, sempre? ou acredita que existem verdades que não se deve dizer?
bem, nesse momento você se refere à verdade relativa e nessa instância tudo é relativo, porém, sim, a verdade prevalece sobre tudo, está em todas as partes, é tudo e assim é absoluta, incomunicável, é a essência de todas as coisas. É necessário compreender que a verdade não pode ser dita. Na esfera relativa nos comunicamos, falamos o que é possível, através do filtro da mente e dos sentido. quase pode-se dizer que o ser humano nunca diz a verdade. é um mundo subjeto regido pela sobrevivência do corpo e das imagens psicológicas que uma pessoa tem de si mesmo.
qual caminho deve-se seguir para alcançar o encontro com a verdade?
descobri que a observação está dentro de qualquer acontecimento. descobrir-se observação. descobrir-se silêncio. e isso é feito observando-se o silêncio. solitariamente.
quais são os grandes obstáculos que nos impedem de alcançá-la?
não há nenhum. você é a verdade em manifestação. Basta parar de imaginar que existem obstáculos entre você e a verdade. Não existe dois.
Você disse que agora há um grande movimento de encontro com a verdade através da internet e das redes sociais. ao que se refere e qual a importância disso para a sociedade?
sim, há um movimento que está mudando a localidade do conhecimento humando, um corte epistemológico, regido pela liberdade, com um desejo profundo, porém isso não servirá para a sociedade, irá mudar a sociedade. e esta mudança é muito bem-vinda porque fará que os seres humanos sejam regidos pela verdade, uma nova humanidade está a caminho.
como jornalista você acredita que os jornais estão do lado da verdade ou a verdade para eles é subjetiva?
subjetiva. estão do lado da verdade subjetiva. dependem, profissionalmente, do sistema para sobreviver. assim, existem um compromisso com a mente do sistema, que mente para sobreviver. é uma questão delicada que merece muito mais discussão. um verso em honra da verdade... a verdade brinca consigo mesma escondendo-se em tudo que existe. aquele que busca é o buscado.
como pode alguém conhecer-se a si mesmo?
olhando para dentro, e para issso tem que ver onde é dentro. e te digo de antemão, a mente não tem ideia de onde é dentro. esse mistério se elabora olho a olho, na presença. seja bemvindo.
a arte é uma forma?
sim, tudo é forma. até mesmo pensar é uma arte. porém, criatividade é uma manifestação da essência silenciosa através da forma.
porque é tão difícil conhecer-se a si mesmo?
já falamos sobre isso. porque a pessoa quer sobreviver com imagem, história, pensamento, passado. e a verdade nega tudo isso. para encontra-se é preciso perder-se. como dizem os sufis, é preciso morrer antes de morrer.
pode-se dizer que o conhecimento de si mesmo, assim como o dos outros nunca termina? é eterno?
o conhecimento de si mesmo não está no tempo, é uma transcendência. não começa e não termina. é o agora, sempre.
quem não conhece a si mesmo vive culpando os outros por tudo que acontece?
absolutamente correto. esta é a raiz do sofrimento humano, desde sempre. quando se conhece a si mesmo, sabe quem é o outro e tudo. e nisso está a liberdade de ser.
quais os problemas gerados pela falta de conhecimento de si mesmo?
a destruição. o conflito. a guerra. o sofrimento
resolver as dificuldade seria mais fácil se nos conhecêramos melhor?
já não existiriam. é como sonhar que você está em Marte, por exemplo, e quando você acorda está na sua cama. não é preciso fazer nada para voltar para sua casa. era um sonho, desapareceu.
qual a serventia, para nossas vidas, de conhecer-se a si mesmo?
celebrar a vidad em total criatividade e gratidão.
é verdade que para meditar não é necessária nenhuma habilidade especial e que todos podemos meditar?
claro, é algo no mundo que não te impõe nenhuma condição. meditação é muito amorosa, é amor. venha!
quando se fala de meditação pensa-se em quietude, calma, porém como alguém pode meditar de uma forma dinânica? por exemplo através da dança?
para aquietar o inquieto promove-se o conhecido, o movimento extremo leva à quietude naturalmente. se você está tenso, o melhor é criar mais tensão voluntariamente e logo o relaxamento necessário advém. experimente!
porque Osho diz que deve-se permanecer como um espectador quando se medita?
é uma forma de expressar que você não é o observado e neste fenômeno você é o que observa o corpo e a mente e as emoções.
para quê meditar?
para viver a gratidão de ser você mesmo, pela felicidade, pelo fim do sofrimento.
como é uma vida de renúncias e sem apegos, como é a sua?
não renuncio a nada, tudo é bemvindo. não estou apegado a nada, tudo está livre em mim, e eu não sou quem você pensa que eu sou. e a vida não é minha. Já não existe, e nunca existiu, distinção entre a vida e aquilo que eu sou. é assim com todas as pessoas, porém elas pensam que não é assim, por isso se prendem a coisas temporais. O grande mistério que ainda puderam vislumbrar... o mistério fundamente é quem é você? depois disso tudo se torna claro.
você disse que o ser humano não tem metas nem função. então qual é o sentido da vida?
quem te disse que tem que ter um sentido? porém eu te digo que o sentido da vida é viver momento a momento em celebração e gratidão.
o que você encontrou no final da busca?
que a busca é um equívoco. não há onde se chegar, nem quem chegue. não há você como você pensa. investiga!
o melhor caminho para a felicidade?
não há caminho, a felicidade não é um lugar distante o longínquo, seja no tempo ou no espaço. tudo o que você tem que dar-se conta é apenas ficar aqui e agora, o melhor lugar do mundo.
há alguma forma de treinar para meditar?
é possível ensinar um peixe a caminhar? um gato a latir? não existe treino. quando você descobre quem você é já não há a vontade de estar em silêncio. você já é o silêncio em total atenção e inteligência. Paz.
|